Clique para ampliar

Compartilhar:

Marionete da Cultura BIRMANESA em Madeira e Tecido, Original da Birmânia

Marionete da Cultura BIRMANESA em Madeira e Tecido, Original da Birmânia

Medindo 54x24cm

Fabricada em Madeira e Tecido

Embora mais antiga, a arte das marionetes atinge o seu auge e popularidade no período da última dinastia do reino da Birmânia (1752-1885), com a transferência forçada da corte tailandesa para a capital birmanesa.

A aristocracia do Sião, atual Tailândia, deslocada, favoreceu o desenvolvimento das artes da Birmânia, introduzindo a sua versão do épico indiano do Ramayana, e com ela a sua dança, máscaras e marionetes. 

O sucesso do teatro de marionetes foi tal que o rei Bagyidaw (1819-1837) legislou detalhadamente sobre a prática desta arte. Chegou até mesmo a definir o número de personagens e mesmo o tipo de madeira a ser utilizado para a sua feitura. Um ministro era encarregado de supervisionar o trabalho.

As marionetes são de um grande realismo no entalhe, no vestuário e ornamento. Não é incomum a utilização de cabelo humano para montagem das cabeleiras dos bonecos. 

Hoje, o teatro de marionetes é um patrimônio cultural e histórico de Myanmar.

Myanmar ou Birmânia, oficialmente República da União de Myanmar, é um país do sul da Ásia continental limitado ao norte e nordeste pela China, a leste pelo Laos, a sudeste pela Tailândia, ao sul pelo Mar de Andamão e pelo Canal do Coco, a oeste pelo Golfo de Bengala e a noroeste pelo Bangladesh e pela Índia

 

Pague com
Facebook
Newsletter

Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.

Loja segura